
O desemprego foi um dos principais fantasmas socias na virade do século, XX para o XXI. E nenhum fenômeno foi tão responsabilizado pelo aumento do desemprego, nos últimos tempos, do que a globalização da econômia.Ela altera as relações da sociedade com os meios de produção.
Alguns fatores são responsáveis por essa alteração,sendo o maior deles o avanço tecnológico, robôs, computadores e outras máquinas andam substituindo uma grande quantidade de trabalhadores. Se tornando só nescesário o uso de seres humanos para reparar danos nas máquinas, ou para comandá-las. E os que ficam são especializados, e preparo técnico.
Na Revolução Industrial houve nptícias de trabalhadores que invadiram fábricas de onde foram despedidos para quebrar as máuinas que os substituíram.
Alguns, depois que perdem o emprego, ficam desesperados tendo de recorrer à criminalidade, pedir esmola, ou até mesmo trabalhos informais, aonde o trabalhador não tem os direitos trabalhistas.

Outros recorrem aos trabalhos terceários, essa terceirização do trabalho nada mais é do que a prestação autonôma de serviços.
Outro tipo de trabalho que ocorre bastante no Brasil é o subemprego. Trata-se de um compromisso informal, o subemprego não é uma prática muito boa para o empregado que não tem vários direitos trabalhistas. Por outro lado é bom para quem emprega que não tem que se preocupar com quando ela fica doente e outras coisas.
De modo geral o problema se agravou nos países desenvolvidos, pois a obra de mão lá é muito especializada, se tornando muito cara, então grandes empresas preferem instalar empresas em países sub-desenvolvidos ou em desenvolvimento aonde a mão-de-obra é mais barata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário